terça-feira, 9 de junho de 2020

Reprodução sexuada em insetos

Escola Municipal Tancredo Neves.
Data: 10.06.2020
2º Bimestre – Atividade: 03 – Reprodução sexuada em insetos
Professor de Ciências: Udson Rodrigues
Fone / WhatsApp: 996 21 78 66.
8ºA: dias 10.06.20 

O grupo de insetos é o que tem maior número de espécies conhecidas de seres vivos. Eles fazem parte de uma agrupamento maior chamado artrópode que reúne aranhas, escorpiões, siris, caranguejos por exemplo. A maioria dos insetos é terrestre. Embora existem algumas espécies adaptada ao ambiente aquático. Todos os invertebrados voadores pertencem a classe dos insetos, embora existam insetos que não voam. A maioria dos insetos voadores  apresentam dois pares de asas, como podemos observar em abelhas, gafanhotos, borboletas, besouros,  libélulas e vários outros. Mas há variações como moscas e mosquitos (que apresentam um par de asas), pulgas, piolhos e traças-dos-livros (não apresentam asas).

 Os insetos têm sexos separados e a fecundação é interna. São animais ovíparos podem apresentar três tipos de desenvolvimento de acordo com a ocorrência ou ausência de metamorfose.

·         Desenvolvimento direto, sem metamorfose: do ovo eclode um jovem semelhante a um adulto. Exemplo traça-dos-livros.
 ·         Desenvolvimento indireto, com metamorfose gradual ou incompleta: do ovo eclode a ninfa, que é semelhante ao adulto (ou imago), mas sem gônodas (órgãos reprodutores nem asas desenvolvidas. exemplos gafanhotos, grilo, barata, percevejo, cigarra.

·         Desenvolvimento indireto, com metamorfose completa:  do ovo eclode uma larva, bem diferente do adulto, que se alimenta ativamente e, depois, entra em um estágio denominado pupa. No estágio de pupa, ocorre a metamorfose: a larva transforma-se no adulto ou imago, que emerge completamente formado. Em geral, a fase de larva é mais duradoura no ciclo de vida. A fase adulta é curta. Alguns exemplos de insetos com metamorfose completa são borboletas, mariposas, besouros, mosquitos e pulgas. Veja a seguir a representação do ciclo de vida das borboletas.  



  ...Cigarras que cantam até estourar?

É comum ouvir as pessoas dizerem que as cigarras cantam até estourar, isso porque na época em que é comum ouvir o canto delas, encontramos suas cascas grudadas nas árvores, e nessas cascas há uma fenda nos dorsos (ou seja, nas costas), dando a impressão que estouraram. Vejam na fotografia abaixo.   
 .

A produção de sons pela cigarra ocorre da seguinte maneira: os adultos apresentam uma estrutura especial na base do abdômen associado a uma membrana que vibra intensamente, produzindo o canto para atrair as fêmeas, na época da reprodução. Estas também apresentam esse órgão, mas sem a membrana que vibra, por isso elas não produzem som. As ninfas vivem de 01 a 17 anos, dependendo da espécie, sob o solo, nas raízes das árvores, onde sugam a seiva das plantas. Em épocas quentes e chuvosas, como na primavera e o verão, as chuvas umedecem o solo. Isso faz com que, as ninfas todas de uma só vez, saiam para a superfície e subam nos troncos das árvores. Esse processo é lento e ocorre à noite. Depois elas ficam paradas, e agarradas à cascas das  árvores, e tem inicio o processo da metamorfose. Surge uma abertura na parte dorsal do corpo e, vagarosamente, o individuo adulto deixa seu esqueleto antigo e sai completamente formado, com asas. O esqueleto antigo fica abandonado e é ele que encontramos nas árvores. Assim que o adulto sai, tem inicio o processo de reprodução. Os machos emitem o som alto e agudo na tentativa de atrair as fêmeas. Como adultos as cigarras vivem apenas cerca de um mês. Depois do acasalamento os machos morrem, e cada uma das fêmeas coloca cerca de 600 ovos nas cascas e galhos das árvores, morrendo também logo depois disso. Em algumas semanas eclodem as ninfas, que vão para o solo, onde se enterram e passam a viver sugando  a seiva das árvores. A partir daí reinicia o ciclo.    

Atividades:
1. Dos organismos a seguir, qual possui metamorfose incompleta?
a) Traça.
b) Gafanhoto.
c) Joaninha.
d) Borboleta.
e) Aedes aegypti.
2. Quando observamos uma traça e uma borboleta, verificamos uma série de diferenças morfológicas. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre zoologia, marque a alternativa que indica uma característica comum a esses dois animais.
a) A presença de asas.
b) A presença de dois pares de antenas.
c) A ausência de peças bucais.
d) A presença de seis pernas.
e) Corpo dividido em cefalotórax e abdome.
3. Como e por que a cigarra canta tão alto? 03L
4. Diferencie e explique os seguintes processos na vida dos insetos: Desenvolvimento direto, sem metamorfose, Desenvolvimento indireto, com metamorfose gradual ou incompleta, Desenvolvimento indireto, com metamorfose completa. 12L
5. A maioria dos invertebrados voadores pertencem à classe dos insetos,  represente as características desses animais diferencie-os com relação às suas características . 8L
 6. Oque é a muda? 03L
  
Fonte:


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

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