quinta-feira, 23 de maio de 2013

Polímeros sintéticos: utilidades e problemas

                         Como vimos, a possibilidade de ligação entre moléculas pode ser de grande utilidade na natureza. Mas também industrialmente essas ligações são importantes, por exemplo, na criação de polímeros artificiais ou sintéticos.
                          Damos o nome de polímeros (união de palavras gregas poli e mero, significando "muitas partes") às longas moléculas formadas pela ligação de muitas moléculas pequenas e iguais, os monômeros (união das palavras gregas mono e mero, significando "uma parte"). O plástico, as  resinas artificiais e as fibras sintéticas são exemplos de polímeros sintéticos.
                          A criação do plástico causou um grande transformação na vida humana não só pelas múltiplas utilidades desse material mas também porque alguns tipos de plástico (como o isopor) são responsáveis por grandes problemas ambientais. Em geral, quando descartados  (Em aterros ou lixões), levam muito tempo (cerca de 100 anos) para se decompor, acumulando-se na natureza. Também não podem ser levados para incineradores, pois a combustão de alguns tipos de plásticos  elimina gases altamente tóxico e até mesmo cancerígenos. Finalmente, embora a maior parte do plástico presente no lixo doméstico, como sacolas, copos descartáveis e garrafas, possa ser reciclada, existem plásticos que não podem ser reaproveitados dessa forma.    

Texto  extraído do Livro: Ciências & Educação Ambiental. 8ª série
Autor: Daniel Cruz.


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

Um comentário: